Do Noivado ao Matrimônio  



Noivado, para que serve?



O noivado tem como significado a “Preparação”, ou seja, a partir da data do noivado os noivos entrarão num período de preparação para o casamento. É o anúncio oficial de que os noivos estão comprometidos e se casarão em breve. Iniciam-se os preparativos para a cerimônia religiosa e recepção.


Tradicionalmente, o noivado era uma festa ou reunião íntima, com poucos convidados, onde o pretendente tinha a obrigação de pedir a mão da sua pretendida ao seu pai, seu futuro sogro, em casamento. Com o seu consentimento, o noivado estava oficializado e os noivos passavam a usar a aliança de compromisso na mão direita.


A tradição não se perdeu, apenas tivemos algumas poucas modificações, mas muitos casais preferem ainda fazer tudo como manda o figurino. A família da noiva era quem arcava com as despesas do casamento, hoje isso é ou dividido entre as famílias, ou dividido entre os noivos, que em muitas vezes preferem arcar com as despesas de seu casamento.


O noivado é ainda uma ocasião solene, mas com um diferencial, atualmente o noivado tem um toque mais descontraído e informal. O noivo pode pedir a mão da noiva em casamento, mas pode também, de comum acordo com a noiva e seus pais, comunicar aos convidados o seu noivado e brindar por isso. 



 


Conheça mais...